Por conta das celebrações do Natal e Réveillon, a Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde antecipou a data do plantão de aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos no posto fixo localizado na Penha do Rio do Peixe. O atendimento ocorre neste sábado, dia 18.

some text


Nesta quinta (16) o local também atende, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30. O posto funciona anexo ao Cais (Centro de Atendimento Integral à Saúde), localizado à rua Farmacêutico Antônio Serra, 123, no Penhão. No último plantão do ano, a vacinação será das 8h00 às 16h00, sem intervalo.

Conforme salientou o veterinário responsável pela Zoonoses, Rodrigo Bertini, as regras seguem as mesmas adotadas ao longo do ano. Para vacinar o animal é necessário que seja conduzido por um adulto responsável, acompanhado da carteira de vacinação.

Além disso, o órgão não efetua a entrega da dose para que a aplicação seja realizada pelo responsável, nem faz o procedimento em domicílio. “A população que já inclui a vacinação na rotina de responsabilidade com os animais está ciente dos procedimentos. Mas é sempre bom reforçar para que o pessoal envolvido com o trabalho não sofra nenhum contratempo”, afirmou.

A procura por atendimento nos plantões realizados sempre no último sábado de cada mês tem sido satisfatória e colaborado para manter a média mensal de cerca de 130 animais imunizados. Segundo o balanço de 2021 – até dia 9 de dezembro -, o posto fixo da antirrábica já aplicou 1.435 doses, incluindo nos 120 animais da Uipa (União Itapirense de Proteção Animal).

Foram 1.196 em cães e 239 em gatos. O veterinário lembrou que os números do posto fixo não representam o total de animais vacinados. As doses aplicadas nas clínicas veterinárias, pet shops e agropecuárias não estão incluídas no balanço. O órgão tem solicitado os dados dos estabelecimentos, para que possa fechar a cobertura da antirrábica itapirense no ano.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.