Os coordenadores técnico e administrativo do Projeto SuperAção, professores Moisés Diego Germano e Priscila Samora Godoy Ribeiro, apresentaram os resultados da primeira edição do trabalho também chamado de Programa de Treinamento Físico para Indivíduos com Doenças Crônicas e Metabólicas. Iniciada em junho, a iniciativa foi idealizada para oferecer treinamento personalizado para pacientes com hipertensão, diabetes, obesidade ou Síndrome Pós-Covid e atendeu perto de 130 pessoas.
A proposta considerada inédita envolveu as secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde. Durante a apresentação dos resultados ao prefeito Toninho Bellini e secretários, Germano falou da metodologia das aulas e de como o planejamento das atividades voltadas para cada aluno, de acordo com as necessidades e dificuldades, impactou nas estatísticas.
O professor exibiu gráficos dos dados obtidos ao longo das medições feitas por oito semanas, que mostraram significativas melhoras nos índices de pressão arterial, relação cintura x quadril, equilíbrio, tempo para percorrer dez metros, resistência de força, flexibilidade e potência. A aluna Leonilde Alves de Almeida, da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Ilze, gravou inclusive um depoimento. “Eu não conseguia esticar meu braço e agora consigo. Melhorou muito as pernas e a coluna. Estou muito feliz com os resultados”, disse.
João Fracarolli Neto, da UBS Central, foi um dos alunos com Síndrome Pós-Covid. Ele teve a doença em abril e ficou internado por 15 dias no Hospital Municipal. “Foi através do SuperAção que consegui voltar ao meu normal. Consegui voltar com a respiração, com minha força normal. Foi muito bom para mim e recomendo a todos”, relatou. Para participar do SuperAção é necessário que o paciente procure pelo setor de enfermagem da UBS de referência.
A apresentação envolveu também o vice-prefeito Mário da Fonseca, o secretário de Esportes e Lazer, Flávio Boretti, o secretário de Saúde, Vladen Vieira, o secretário de Governo, Sandro Cesar Oliveira Almeida, o diretor de Esportes, Flávio Figueiredo, e o vereador André Siqueira.
PREMIAÇÃO
Na noite de quarta-feira, 22, o CMEL (Conselho Municipal de Esportes e Lazer) promoveu a premiação Destaques Esportivos 2021 e homenageou os professores e equipe técnica envolvidos no Projeto SuperAção. A solenidade aconteceu no anfiteatro do Uniesi (Centro Universitário de Itapira).
Os destaques foram os professores Tamara Gervazoni, Marcos Gasparino Schimidt, Renato Verzani, Renata Nucci, Thabata Camargo Candreva, Leandro da Silva de Araújo, Fabrício Silvestre, Thales Storari e Lais de Freitas Ferla Mendes, além dos coordenadores Moisés Diego Germano e Priscila Samora Godoy Ribeiro. O prefeito, secretário de Esportes, secretário de Saúde e diretor de Esportes também receberam a premiação.
Deixe seu comentário