Apesar do estado de São Paulo ter anunciado a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos a partir de segunda-feira, 21, Itapira ainda aguarda o envio do medicamento. A reportagem do Tribuna checou junto da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que o governo estadual ainda não enviou as doses para esse público.

some text


A Chefe da divisão, Josemary Apolinário, informou que o município está aguardando a chegada, ainda esta semana, de mais um lote de vacinas. “Estamos esperando chegar a vacina pois, já fizemos o pedido. Vamos fazer a aplicação, provavelmente, somente na semana que vem. Após a chegada do medicamento vamos divulgar o cronograma de vacinação”, comentou Josemary.

Ainda segunda ela as doses deverão ser aplicadas priorizando os mais velhos. “Começaremos com os idosos com mais de 90 anos e vamos baixando. Devemos fazer a vacinação por faixa etária, como na primeira e segunda dose. Mas devemos aplicar a quarta dose somente depois do dia 28”, adiantou.   

O Governador João Doria anunciou na quarta-feira passada, 16, a aplicação da quarta dose da vacina de Covid-19 para os idosos acima de 80 anos de idade. A imunização é uma recomendação do Comitê Científico da Covid no Estado e, segundo divulgou a assessoria de comunicação do Executivo estadual, começaria no próximo dia 21 de março, ontem, em todo o Estado. O Comitê levou em consideração na decisão o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.

Em Itapira, de acordo com o calendário de vacinação contra a Covid-19, para pessoas com 12 anos ou mais, divulgado pela prefeitura, a aplicação das doses nesta semana seguirão nas Unidades Básicas de Saúde e ocorrerão apenas na quinta e sexta-feira, dias 24 e 25.

Segundo o cronograma, na quinta-feira as doses serão ofertadas nas unidades do Cubatão, Flávio Zacchi Prados, das 13h00 às 15h00. E na sexta-feira, na UBS dos bairros Istor Luppi e Pé no Chão das 8h00 às 11h00 e da 13h00 às 15h00.

Para a segunda dose, é necessário seguir a data prevista anotada na carteirinha, para a terceira dose, é necessário seguir o intervalo de quatro meses após a aplicação da dose anterior, já para o reforço da dose única é necessário seguir o intervalo de dois meses após a aplicação da dose inicial.

Em todos os casos é indispensável a apresentação do cartão do SUS e o CPF. Para a primeira dose é necessário fazer o pré-cadastro no site Vacina Já. Para a segunda e terceira dose também é preciso apresentar a carteira de vacinação.

Já a Vacinação contra a Covid-19 em crianças tem continuidade esta semana nos dias 22, 23, e 24, serão aplicadas doses do imunizante da Coronavac, nas crianças de 6 a 11 anos, na terça-feira, nas unidades Vila Ilze das 8h00 às 11h00 e Braz Cavenaghi das 8h00 às 11h00 e da 13h00 às 15h00. Na quarta-feira, na UBS Central, das 8h00 às 11h00 e da 13h00 às 15h00. E na quinta-feira nas unidades dos Prados, Flávio Zacchi e Cubatão, das 8h00 às 11h00. Na sexta-feira, serão ofertadas doses do imunizante da Pfizer para as crianças de 5 anos, na sede da Vigilância Epidemiológica, das 8h00 às 12h00.

É necessário a presença de pais ou um responsável maior de idade. Para se vacinar é necessário estar cadastrado no site www.vacinaja.sp.gov.br. No dia da vacinação é preciso levar o CPF e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) da criança que será imunizada. 

Casos Covid-19

De acordo com o último boletim, Itapira registrou 35 novas confirmações, sendo 28 acumulados dos últimos dias e 7 confirmados nas últimas 24 horas. O município ainda possui 20 pacientes em tratamento contra Covid-19, desses, 19 estão em isolamento domiciliar. Há apenas um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal nenhum na Santa Casa de Misericórdia. Outros 12 óbitos ainda estão em investigação e 28 casos suspeitos aguardam resultados dos exames.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.