A tradicional Festa de Maio, maior evento popular e aberto do município, acontecerá este ano com sua organização restrita à Igreja São Benedito, e programação localizada apenas no largo que leva o nome do santo. Na noite de quinta-feira, 24, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Cesar Lupinacci, informou que a programação social, comercial e cultural deve ficar para 2023.

some text


“Sabemos que a população espera a Festa de Maio. Mas estamos auxiliando para que a festa seja religiosa. Como liberou agora (o uso de máscara em locais abertos e fechados) fica difícil de fazer as contratações, e não daria tempo de fazer toda a organização. Queremos auxiliar em toda a programação da Igreja, como levarmos as congadas no pátio de São Benedito. A secretaria dará todo um apoio para que a parte religiosa aconteça da melhor forma”, informou Lupinacci.

Segundo ele, o aumento nos casos de Covid-19 nos últimos meses e a incerteza sobre a direção que a pandemia tomaria, atrapalhou a organização deixando pouco tempo para a realização de toda a festa. “Se fizer em cima da hora, fica mal feito”, frisou. Segundo ele a expectativa é que a celebração ocorra normalmente a partir de 2023.  

O pároco de São Benedito, Padre André Ricardo Panassolo, comentou que a igreja está organizando o evento. “Esse ano não será possível realizar a festa de grande porte. Mas, para não passar em branco e em respeito a esta tradição, teremos a festa mais centralizada e reduzida ao largo. Ainda estamos organizando toda a programação e divulgaremos posteriormente toda a parte religiosa”, comentou na manhã de sexta-feira.

A Secretaria da Igreja de São Benedito informou que não haverá o parque de diversões, nem feira de comércio. Acontece uma novena em louvor a São Benedito e uma quermesse com a praça de alimentação da igreja, uma área destinada às barracas de entidades assistências, e um espaço para sete comerciantes locais para comércio de comes e bebes.

“Seguiremos todos os protocolos da vigilância e as orientações que a prefeitura nos deu”, descreve comunicado da secretaria paroquial. A última Festa de Maio aconteceu em 2019, com a programação cultural e comércio de diversas barracas nas ruas adjacentes ao Largo de São Benedito. Segundo estimativas da Prefeitura, cerca de 70 mil pessoas passam pelo evento ao longo de quase 15 dias. Em 2020 e 2021 o evento não foi realizado por causa da pandemia da Covid-19.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.