Na manhã da última sexta-feira, 20, a prefeitura municipal de Itapira inaugurou oficialmente as novas instalações do Banco de Leite Humano de Itapira. A nova estrutura do banco que recebeu o nome de “Carlota Aracy Boson Trotta”, em homenagem a médica pediátrica pioneira do movimento em Itapira e fundadora do banco de leite no município, está sediada à Rua Vitório Coppos, 122, no bairro São Benedito. Na solenidade de entrega estiveram presentes algumas autoridades do município, a homenageada e seus familiares, além da equipe do banco de leite.
A homenageada agradeceu pela honraria e parabenizou a equipe do Banco de Leite pelo trabalho realizado no município. “Eu só tenho palavras de gratidão, eu agradeço a Deus por ter permitido um dia ter montado um banco de leite, pois não foi fácil. Agradeço também a minha família que sempre me apoiou, apesar desse processo causar a minha ausência em casa. E parabenizo a equipe do banco de leite, porque aqui vocês fazem um trabalho primoroso, vocês trabalham com um produto que é fruto da obra divina, parabéns”, celebrou.
A necessidade de um novo espaço surgiu após o período pandêmico. O Banco de Leite ficava no segundo andar do Hospital Municipal de Itapira onde funcionava o setor de pediatria, com o aumento dos casos de Covid-19, em 2020, o Hospital Municipal de Itapira precisou desativar todo o setor para abrir mais leitos de Covid, e o Banco de Leite foi realocado para um espaço improvisado onde funcionava antiga UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Para solucionar a questão o Secretário da Saúde Vladen Vieira propôs que o Banco de Leite fosse remanejado para o prédio do CVT. Para isso foi feito um projeto dentro das normas da vigilância sanitária.
A enfermeira responsável pelo Banco de Leite, Juliana Belinello, avaliou as novas instalações de maneira muito positiva. “É bem melhor para o trabalho do banco de leite, porque tem muitas mães que precisam de ajuda com a amamentação, mas que acabam deixando de procurar a gente por medo de ir até o hospital com o bebê, e agora como não precisa mais passar pelo hospital vai melhorar muito o atendimento nessa questão, além de que, o espaço ficou bem melhor e mais amplo”, afirmou.
Juliana também comentou que as expectativas para o novo espaço são as melhores. “A expectativa é ótima porque agora é tudo novo, coincidiu de além do espaço novo, a gente foi contemplado pelo Ministério da Saúde com equipamentos novos, por meio de uma verba liberada para aquisição desses equipamentos, como freezer, estufa, capela de microbiologia, equipamento de banho maria, entre outros. O banco de leite já atua há 21 anos no município e essa é a primeira vez que trocamos os equipamentos”, contou.
O Banco de Leite Humano de Itapira é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que atende as puérperas de todo o município e é estendido a Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi. O atendimento é agendado de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00 pelo telefone 3913.9393. Outras informações também estão disponíveis na página do Facebook “Banco de Leite Humano Itapira”.
Deixe seu comentário