As cirurgias realizadas pelo Castramóvel terão continuidade durante essa semana no Istor Luppi. A partir de amanhã, dia 10, serão atendidos pelos médicos veterinários cães, em vista que, desde a semana passada, apenas gatos foram castrados. A previsão da SAMA (Secretaria de Agricultura e meio Ambiente) é que sejam operados 56 felinos e 56 caninos na região.

some text


A região do Istor Luppi foi a primeira a ser atendida pelo Castramóvel. Os trabalhos começaram no último dia 4 e deverão seguir até a semana que vem. Segundo a Fiscal da Patrulha Ambiental da SAMA, Anita Sbegue, os trabalhos durante a primeira semana ocorreram dentro do esperado. “Tivemos um bom comparecimento dos tutores que foram contatados e tiveram a cirurgia de seus animais agendada. Algumas pessoas faltaram, mas deixamos algumas em lista de espera e estas ocuparam os lugares que ficaram vagos. A população aprovou os trabalhos dos profissionais e as orientações passadas em relação ao pré-operatório”, disse Anita.

Segundo apurado, na semana passada e hoje, dia 9, o foco das operações estão sendo os felinos. A previsão é de que 14 animais sejam castrados nesta terça. Desde a última quinta-feira foram atendidos 39 felinos pelo centro cirúrgico móvel na região. A novidade é o atendimento em cães a partir dessa quarta-feira, dia 10. Na programação para amanhã, estão 24 cachorras e, se caso o tempo para realizar as operações em todas não seja suficiente, os trabalhos irão continuar na quinta. “Estamos dando prioridade para as fêmeas nesse primeiro mutirão. Na semana que vem continuaremos com os atendimentos para caninos”, frisou Anita. Os trabalhos estão sendo realizados na Praça CEU.

As equipes da SAMA estão empenhadas na realização dos trabalhos e atendimentos à população, se organizando em relação à quantidade de cirurgias por dia que são possíveis de serem realizadas. Estão sendo contatadas as pessoas que fizeram o cadastro previamente através do site da prefeitura, sendo priorizados nesse primeiro momento quem mora na região do Istor Luppi, pessoas de baixa renda e que estão inscritas em programas sociais. Todos devem esperar a ligação da prefeitura para que os agendamentos sejam realizados. Os cadastros no site ainda estão disponíveis. Estão previstas 590 castrações nesse primeiro período de atuação do Castramóvel.

BARÃO

O distrito de Barão Ataliba Nogueira será a próxima região a receber o atendimento do Castramóvel. Segundo apurado, os trabalhos no distrito terão início a partir da segunda quinzena de agosto com o centro cirúrgico móvel permanecendo próximo do Centro de Educação Infantil ‘Marina Luiza Jacomini Rampim’. A programação conta com atendimentos para 46 felinos e 52 cães no local.

Ainda segundo apurado, após os trabalhos no Barão, o Castramóvel deverá se deslocar para Eleutério. Em um primeiro momento, a programação tinha os atendimentos para os animais dessa localidade para ocorrerem também em Barão, porém, os moradores de Eleutério questionaram a posição da prefeitura devido à distância entre os distritos. Agora, um local está sendo estudado para que o Castramóvel opere também no distrito que se localiza mais próximo da divisa com Minas Gerais.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.