A tradição itapirense em combater em todas suas frentes a questão da violência contra a mulher, faz do mês de agosto um ponto de referência para os muitos grupos de atuação que se destacam na cidade dentro deste tipo de ativismo social.

some text


 De certa forma o movimento existente na cidade se antecipou à aprovação recentemente pelo Senado Federal de um projeto de lei que institui em todo o país o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A proposta prevê que, anualmente, União Estados e Municípios realizem ações e campanha sobre as diferentes formas de violência.

As diferentes formas de violência, será, por sinal, o ponto principal de uma palestra agendada para ser realizada na manhã desta quarta-feira, 31, na sede da AIPA, que terá como convidada a advogada Vivian Nicolai Daher, ativista que milita contra a impunidade de situações de violência contra pessoas do sexo feminino, e principal inspiradora da criação em Itapira do CREM – Centro de Referência Especializado da Mulher.

“Pretendo esclarecer pontos a respeito da existência de cinco tipos de violência contra a mulher, os quais, via de regra, contribuem para o agravamento do risco de casos de feminicídio:  violência física, moral, psicológica, sexual e patrimonial”, antecipou Vivian, que preside o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e também a comissão da mulher advogada da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Com o sugestivo nome “Ela é dela”, o evento vai ocorrer a partir das 8h00. Além da participação de Vivian, que terá início às 9h30, a Delegada Titular da DDM de Itapira, Dra. Gilmara Santos, falará em seguida a respeito de sua experiência profissional atuando na linha de frente do combate aos diversos tipos de violência contra o público feminino. Destaque também para o depoimento de uma vítima de abusos, que fará um relato a respeito de como a ajuda da equipe multidisciplinar do CREM acabou sendo preponderante para que revertesse uma relação de submissão, agressões e ameaças resultantes de um relacionamento mantido com um ex-parceiro.

Regina Ramil Marella, secretária de Promoção Social, disse que a realização do evento serve como coroamento ao bom trabalho que diversos setores realizam na construção de uma rede de proteção às mulheres, destacando os bons resultados alcançado pela equipe do CREM, desde que o dispositivo foi entregue pelo prefeito Toninho Bellini (pai de Vivian) em abril do ano passado.

DDMs

Também como parte do encerramento do “Agosto Lilás”, a delegada Dra. Gilmara, anuncia a presença na cidade nesta 3ª feira, 30, da Coordenadora Titular das Delegacias de Defesa da Mulher subordinadas ao DEINTER 2 de Campinas, Dra. Maria Helena Taranto Joia. Ela vai palestrar no auditório da Casa da Advocacia e da Cidadania (Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, 400), a partir das 15h00, dando publicidade à campanha “Quem confia, denuncia!”, cujo propósito é de estimular às mulheres que sofrem algum tipo de agressão a procurar ajuda nas DDMs.



Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.