O Brasil estreou na Copa do Mundo Feminina 2023, que acontece na Austrália e na Nova Zelândia, nesta segunda-feira, dia 24, contra o Panamá e com direito a goleada por 4 a 0 com show de Ary Borges que marcou três gols. A partida foi disputada no estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália, com arbitragem de Cheryl Foster do País de Gales.

some text


Aos 18 minutos do primeiro tempo a lateral-esquerda Tamires achou belo passe em profundidade para a atacante Debinha, que dominou e cruzou na medida para Ary Borges. A jovem meio-campista testou para baixo, com estilo, e abriu o placar.

Aos 39 minutos do primeiro tempo Tamires novamente começa a jogada no campo de ataque, tabela com Adriana e recebe bom passe. O cruzamento foi na medida para Ary Borges, que cabeceia forte no chão mas para na goleira panamenha Bailey. O rebote é da própria Ary que bateu de perna direita com o gol aberto.

Logo aos três minutos do segundo tempo, Tamires novamente cria jogada pela esquerda, Debinha tabela com Adriana, que devolve de letra. A atacante cruza, Ary Borges ganha mais uma na segunda trave, mas desta vez, prefere servir Bia Zaneratto de calcanhar. A brasileira, com o gol praticamente aberto, bateu no alto para marcar o terceiro do Brasil.

Aos 25 minutos da etapa complementar, Geyse recebe passe no lado direito e tem espaço para cruzamento dentro da pequena área com Ary Borges cabeceando no chão passando por baixo das pernas da goleira adversária, anotando o quarto do Brasil e seu terceiro na partida.

A Seleção Brasileira, liderada pela treinadora sueca Pia Sundhage, veio escondendo o jogo desde que o time brasileiro chegou à Austrália, no início do mês. Os treinamentos vinham sendo realizados de portas fechadas, mas com uma estreia convincente na Copa o time terá tranquilidade para trabalhar nos próximos dias.

A seleção do Panamá é uma das oito estreantes na Copa do Mundo Feminina. O time se classificou em uma repescagem intercontinental, depois de vencer as seleções de Papua-Nova Guiné e Paraguai. O país tem pouca tradição no futebol feminino, e tem como melhor resultado internacional um quarto lugar no campeonato das Américas do Norte e Central, conquistado em 2018.

As duas seleções estão no grupo F do torneio, junto com França e Jamaica, que já abriram a chave com empate em 0 a 0. A seleção brasileira busca pela primeira vez conquistar o título mundial. Sua melhor campanha foi em 2007, quando ficou com o vice-campeonato contra a Alemanha. O Mundial de 2023 terá um valor ainda mais especial para o time brasileiro por marcar a despedida da Rainha Marta, dona de seis prêmios de melhor do mundo da Fifa.

A seleção iniciou a caminhada em busca do título mundial com uma novidade no uniforme, em relação às edições anteriores do torneio: ausência das cinco estrelas acima do escudo da CBF, que representam os títulos conquistados pelo time masculino.

A equipe passou a ter uma camisa exclusiva em novembro de 2020. O primeiro jogo desse novo uniforme foi a goleada por 6 a 0 sobre o Equador. Porém, foi nesta segunda-feira, contra o Panamá, que o time das mulheres usou essa camisa em Copas do Mundo.

Próximos jogos do Brasil na Copa

BRASIL X FRANÇA – 2ª rodada do Grupo F

Data: 29 de julho de 2023 (sábado)
Horário: 7h (de Brasília)
Local: Brisbane Stadium, em Brisbane (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

BRASIL X JAMAICA – 3ª rodada do Grupo F

Data: 2 de agosto de 2023 (quarta-feira)
Horário: 7h (de Brasília)
Local: Melbourne Rectangular, em Melbourne (AUS)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.