A Guarda Civil Municipal apresentou na tarde de ontem as quatro novas viaturas que foram adquiridas com recursos provenientes de convênio com o Governo Federal através do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As quatro Renault/Dusters estão devidamente identificadas e equipadas e serão colocadas para uso já nos próximos dias.
O convênio, com valor de R$ 942 mil, foi celebrado em novembro do ano passado e contemplava, além das quatro viaturas, um drone e 50 coletes balísticos, que já foram entregues. “É uma satisfação. Que com essas novas viaturas a gente possa contar com os trabalhos que mantém o município pontuando para celebrar outros convênios, esse é o nosso objetivo”, explicou a GCM Paula Márcia Antonio, responsável pela área de convênios da corporação.
A aquisição dos veículos foi possível após seleção de um projeto municipal inscrito no Edital de Chamamento Público 001/2022. “Ao todo, foram 122 propostas enviadas e a nossa, cuja finalidade apresentada era de atendimento de grupos vulneráveis como idosos, mulheres e crianças, ficou em 5° lugar”, disse Paula.
São duas viaturas para a Ronda Escolar e duas para a Ronda Guardiã Maria da Penha. Esses quatro novos veículos representam a ampliação dos serviços da corporação e mais segurança para a população. Conforme apurado com a comandante da GCM, Patrícia Zacarioto, todos os agentes estão capacitados para atuarem nas viaturas especializadas.
“Todas as ocorrências que envolvem mulheres em situação de vulnerabilidade, crianças e ambiente escolar serão atendidas pelas viaturas. Mas elas não vão ficar paradas. Serão utilizadas no patrulhamento e no atendimento de ocorrências variadas e, ao haver uma específica, elas que serão empenhadas para atendimento da população. Todas os agentes da corporação estão capacitados para atuarem nas viaturas especializadas, em especial as 11 GCMs mulheres que receberam um curso intensivo”, explicou Patrícia.
O vice-prefeito em exercício Mário da Fonseca destacou os investimentos em segurança feitos desde 2021 pela gestão Toninho Bellini. “Nossa administração tem feito um investimento maciço em segurança como aquisições de viaturas, armas, itens de segurança para os guardas e também em tecnologia de inteligência. Também aumentamos o efetivo e chamamos mais 25 guardas do concurso que em breve iniciarão o Curso de Formação para que alcancemos o número de 112 integrantes em nossa GCM”.
Fonseca também destacou ao Tribuna que estão para chegar outras quatro motocicletas para uso da GCM. “Teremos mais equipes atuando e vamos manter os esforços para continuar a celebrar os convênios”. Com essas quatro novas viaturas, a corporação passa a contar com 18 veículos e duas motocicletas utilizadas para patrulhamento preventivo, ações ostensivas, programas específicos e atendimento de ocorrências.
Deixe seu comentário