A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAMA), programou para a próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, Dia da Árvore, uma atividade educativa para marcar a passagem da data. Conforme esclareceu o atual secretário, José Aparecido Perentel Rostirolla, foi elaborada uma programação para o plantio de 270 mudas de árvores nativas, produzidas pelo viveiro municipal.
A atividade irá se concentrar em dois locais específicos, junto à rua Hermes Osório de Oliveira (no distrito industrial Carlos Yonezawa), no período da manhã, e no período da tarde, no prolongamento do parque linear Dra. Kátia Stevanatto Sampaio. Em ambos os plantios, a equipe da SAMA terá companhias ilustres.
No período da manhã (a partir das 9h00), devem participar integrantes do Rotary e do Interact Clube. No período da tarde a atividade terá participação especial de estudantes da ETEC que leva o nome do saudoso empresário “João Maria Stevanatto”.
Rostirolla disse que a escolha destes dois locais guarda relação com o processo de cobertura vegetal que a SAMA vem investindo ao longo dos últimos anos, para substituir às dezenas de Leucenas que foram erradicadas a partir de 2019. Leucenas são consideradas “árvores invasoras”, e sua erradicação acabou gerando polêmica na época, mas levada a cabo a partir de diversas análises técnicas recomendando a supressão. “Estamos dando andamento ao processo de substituição das Leucenas, por espécies nativas, em dois dos locais onde o processo de erradicação foi mais acentuado”, acrescentou José Aparecido Perentel.
Deixe seu comentário