O ‘Setembro Amarelo’, desembarca nessa quarta-feira, dia 20, a partir das 14h00, na sala de reuniões do Hospital Municipal, com a realização de um evento direcionado para os servidores da área da saúde. Tendo como tema, “Prevenção ao Suicídio: Diálogo Entre Profissionais da Saúde”, o encontro trará 03 palestras a cargo da médica psiquiatra e psicanalista Dra. Adriana Rotelli Resende Rapeli; a enfermeira chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica (VE), Josemary Apolinário, e o médico psiquiatra Dr. Ewerson Machado.

some text


Em sua abordagem, Dra. Adriana vai falar sobre o tema “Suicídio e Dependência Química: uma ligação perigosa. Josemary vai discorrer a respeito “A importância da notificação na área da saúde”; enquanto que Dr. Ewerson irá abordar o tema “desmistificando o suicídio”.

A psicóloga Príncia Lanzoni, interlocutora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Itapira e organizadora da capacitação profissional, junto ao Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde de Itapira, acredita que o encontro deverá atrair a atenção de profissionais dos diversos setores da área da saúde. Ela e a assistente social Jéssica Beatriz Serodio Miras, têm atuado na organização do Setembro Amarelo dentro da Secretaria Municipal de Saúde. “Nós compartilhamos a capacitação profissional nas redes sociais da Prefeitura de Itapira e nos grupos de Whatsapp profissional, e tivemos boa adesão, haja visto a procura por inscrições”, destacou.


Conforme seu entendimento, a procura demonstra que cada vez mais os profissionais do setor demonstram maior interesse para o processo de capacitação que envolve temas relacionados à saúde mental.  “Trata-se de uma demanda que tem se mostrado crescente tanto nos serviços de urgência e emergência, e até no dia a dia dos postos de saúde. Após a pandemia, percebemos que as crises de ansiedade, depressão e risco suicida se intensificaram, e os profissionais desejam se atualizar para prestar um atendimento especializado e humanizado”, defendeu Príncia.

Tarde de Diálogos

Para que o assunto seja debatido também com o público em geral, os organizadores programaram para o próximo dia 25, segunda-feira, a Primeira Tarde de Diálogos Setembro Amarelo, que terá lugar no auditório da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente) a partir das 13h15. Aberto ao público em geral, terá participações do psicólogo Victor Hugo Vloronga (“ A atenção básica em Saúde como fator de proteção à vida”); a também psicóloga Bianca de Oliveira (“Pedir Ajuda: um ato de prevenção e autocuidado”) e da terapeuta ocupacional Aline Trevelin, que vai falar a respeito do tema “Construindo Caminhos Saudáveis Para Prevenir o Uso de Substâncias Psicoativas na Infância e na Adolescência”.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.