A direção da Etec (Escola Técnica) “João Maria Stevanatto” confirmou, em uma coletiva de imprensa realizada na tarde de quinta-feira (5), a construção de um novo prédio em suas dependências com investimentos na casa dos R$ 6 milhões. A obra terá seu processo de licitação concluído no próximo dia 30 e a construção tem início previsto para janeiro de 2024.
O novo prédio será edificado ao lado da quadra esportiva da Etec, em uma área que é atualmente gramada e fica em uma das extremidades do terreno. Ele irá possuir três pavimentos e será destinado para os cursos de Técnico em Mecânica. Conforme apurado pelo Tribuna de Itapira, ele terá oito laboratórios, entre eles o de Metrologia, Automação e Eletroeletrônica, Ensaios Mecânicos e Metalográficos, Operatrizes, CNC e Soldagem. Além disso, sete salas de aulas e uma área administrativa.
“É uma conquista muito grande e a longo prazo. É necessário que o prédio seja compatível com o curso e tenha todos os equipamentos necessários. Para isso, conseguimos, através de uma ótima parceria com empresas, a doação de diversos maquinários”, comentou a Diretora Camilla Murari Mattielo.
Novidades
Além do novo prédio, a Etec também anunciou novos cursos que já farão parte do próximo processo seletivo via vestibular, sendo eles o de Técnico em Biotecnologia e Técnico em Qualidade – ambos para o período noturno, e o Ensino Médio Noturno. Ao todo, a Etec oferece 12 cursos, todos priorizando a qualidade de ensino e baseados na demanda de mercado de acordo com estudos junto às empresas.
No caso do Ensino Médio Noturno, as aulas serão presenciais e à distância, em um período das 18h20 às 22h00. “É uma ótima oportunidade para uma pessoa que quer estudar mas não pode abrir mão de um trabalho. Ambos podem ser conciliados nesse formato”, disse Camilla.
Outra informação importante diz respeito ao fato da Fundação Paula Souza (gestora do sistema FATECs e ETECs) ter recebido solicitação de pelo menos duas empresas da cidade (Laboratório Cristália e Bovmeat) para a introdução do curso de Biotecnologia. Um importante fator que irá garantir vagas de estágios.
As inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2024 já estão disponíveis e seguem até o dia 8 de novembro através do site www.vestibulinho.com.br. O valor da inscrição é R$ 34,00. A previsão da aplicação da prova é 10 de dezembro.
Parceria
Um importante programa que foi exposto, mas que ainda está com alguns pequenos detalhes para ser definido e com previsão de execução em 2025, é uma parceria com a Fatec. Chamado de AMS (Articulado Médio Superior), o processo vai permitir que o estudante, a partir da realização e aprovação em um vestibular, curse e conquiste um diploma do Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Ou seja, o aluno começa os estudos na Etec e os conclui na Fatec.
Uma outra situação que a reportagem conseguiu apurar foi a de que, existe a possibilidade, da Fatec “Ogari de Castro Pacheco” mudar de local, se transferindo do atual prédio, localizado na Rua Tereza Lera Paoletti, para um espaço remanescente na Etec, ao lado do futuro prédio que irá abrigar os cursos de Técnico em Mecânica.
Leave a Reply