O prefeito Toninho Bellini, por meio do Decreto Municipal 165, fixou as regras de funcionamento do comércio para o final de ano. O documento publicado no Diário Oficial do município na quinta, dia 30, começou a valer a partir desta sexta-feira, dia primeiro de dezembro.

some text


Segundo o Decreto, o período de abertura em “horário especial” se estende até o dia 31 de dezembro. O documento possui embasamento no resultado das negociações envolvendo o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomvit) e o Sincomerciários, cujas tratativas avançaram até o dia 24 do mês passado.

 Em linhas gerais, o decreto estabelece os mesmos critérios adotados em anos anteriores, com diferenciação entre estabelecimentos convencionais e supermercados. Desta forma, as lojas estão autorizadas a funcionar de segunda a sexta, das 9h00 às 22h00, enquanto que os supermercados “e congêneres” funcionam até 21h00, sem estabelecimento de horário de abertura, conforme o documento ao qual O TRIBUNA teve acesso.

Aos sábados, as lojas podem funcionar das 9h00 às 16h00, enquanto que os supermercados continuam autorizados a funcionar até às 21h00 e sem fixação de horário de abertura. Nos dias 03 e 10 (domingo) as lojas convencionais podem operar das 9h00 às 13h00; enquanto que supermercados poderão funcionar até às 14h00. Já no domingo, 17, foi prolongado o período de funcionamento, com as lojas e supermercados podendo funcionar até as 16h00. O horário de abertura da lojas fica mantido para às 9h00. No domingo, dias 24 (véspera de Natal) e 31 (véspera de ano novo) a abertura para lojas está autorizada das 9h00 às 16h00, enquanto que os supermercados poderão funcionar até às 18h00.

Tanto o presidente do Sicomvit, Francisco de Assis Francioso, quanto o presidente do Sincomerciários, Josué Rezende, salientaram que o acordo procurou encontrar um termo de equilíbrio para que as vendas de final de ano ocorram a contento, assegurando aos trabalhadores dos estabelecimentos comerciais, todos os benefícios previstos em Lei. “Trata-se de uma negociação que envolve diversas variáveis e que mais uma vez foi conduzida objetivando aquilo que é melhor para nossa cidade”, destacou Francioso.

Papai Noel

Enquanto isso a Associação Comercial e Empresarial (ACEI) prepara uma grande festa para a chegada de “Papai Noel”, agendada para ocorrer a partir das 20h00 da próxima quarta-feira (06) na região central da cidade. A atração deverá ter repetido o esquema de anos anteriores, com comitiva do Papai Noel percorrendo, antes da chegada na rua José Bonifácio, ruas da cidade em cima de um “trenzinho”.

Segundo esse roteiro – que poderá ser cancelado em caso de chuva – a comitiva do “bom velhinho” sobe a rua José Bonifácio, em direção à Praça Bernardino de Campos, onde fica instalada a “casinha do Papai Noel”, acompanhada pela Banda Lira. Existe ainda a possibilidade da presença do prefeito Toninho Bellini, para a tradicional cerimônia de entrega da “chave da cidade” para o famoso personagem.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.