Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) mostram que mais do que dobrou em 2023 o total de “homicídios culposos de trânsito” em relação ao ano anterior, saltando de 7 (2022) para 15 em 2023.  Homicídio culposo refere-se às mortes onde não existe a intenção de se matar outra pessoa, mas que ainda sim, implica em processo judicial.

some text


Reforça ainda a percepção de que a violência no trânsito na cidade (os dados referem-se a acidentes cometidos no perímetro urbano e também nas rodovias, dentro dos limites da cidade) e que ocasionaram lesões corporais “culposas” por acidente de trânsito, as quais, embora tenha declinado bastante de um ano para outro (209 lesões culposas em 2022 X 92 em 2023), refletem a dura realidade dos acidentes de trânsito registrados em Itapira.

Queda

Os dados da SSP demonstram ainda que a polícia de Itapira trabalha muito. A comparação das ocorrências mais expressivas entre os dois períodos, indicam que algumas modalidades de crime tiveram declínio, como foi o caso dos homicídios dolosos. Foram 5 casos em 2022 e apenas 1 em 2023.

Caíram também casos de roubos e furtos, diferenciados na avaliação do órgão, conforme a natureza. Roubos são ações que oferecem algum tipo de ação violenta, enquanto que os furtos, via de regra, indicam algum objeto ou valores monetários subtraídos em ação que implique em ameaça à integridade da vítima.

Na pesquisa feita pelo TRIBUNA DE ITAPIRA, salta aos olhos a diminuição do número de roubos e furtos de veículos. Foram roubados em 2022, nada menos do que 112 veículos, enquanto que os furtos atingiram o total de 125. No ano passado, foram roubados 49 veículos e furtados outros 82. Os roubos de carga foram dois apenas em cada período.

O total de furtos –  que exclui os veículos –  também teve queda significativa de um ano para o outro, de 711 para 438 (2023). Os roubos seguem a mesma tendência, com um total de 127 para 48. Nessa modalidade, são registradas, por exemplo, ocorrências relacionadas a furtos e roubos de celulares.

O delegado titular de polícia local, Dr. Anderson Casimiro de Lima, comentou a pedido do TRIBUNA DE ITAPIRA os números da segurança em Itapira conforme dados da SSP. Ele fez uma análise pontual, afirmando que é natural uma oscilação de determinadas ocorrências, mas que os indicadores que apontam queda de ocorrências em algumas modalidades devem ser creditados à “todos os atores responsáveis pela segurança pública na cidade”, reiterando um discurso que costuma utilizar neste tipo de abordagem, enaltecendo a estreita colaboração existente entre Polícia Civil, Polícia Civil, Guarda Municipal e também o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Trânsito

O diretor do Departamento de Trânsito de Itapira, Luiz Gustavo Pereira, avaliou que os números refletem a importância dos constantes alertas dirigidos pelas autoridades de trânsito para sociedade de uma forma geral, cobrando um comportamento mais responsável por parte de quem assume a direção de um veículo.

Ele listou fatores como má formação de condutores, uso de celular ao volante, excesso de velocidade, desatenção e até falha mecânica como as principais causas dos acidentes. Em relação ao levantamento, avalia que para se ter uma melhor compreensão dos números expostos, seria importante diferenciar os acidentes ocorridos dentro do perímetro urbano, daqueles ocorridos nas rodovias.

Veja os números da Segurança em Itapira

Em 2022                                                                        

Homicídio doloso – 05

Homicídio doloso por acidente de trânsito – 00

Homicídio culposo de acidente de trânsito – 07

Homicídio culposo (outros) – 01

Tentativa de homicídio – 02

Lesão corporal seguida de morte – 00

Lesão corporal dolosa – 209

Lesão corporal dolosa por acidente de trânsito – 106

Lesão corporal (outras causas) – 01

Latrocínio – 00

Roubos – outros (exclui bancos, cargas e veículos) – 256

Roubo a banco – 00

Roubo carga –    02

Roubo de veículo – 112

Furto- outros (exclui veículos) –    711

Furto veículos –   125

Em 2023

Homicídio doloso.-.01

Homicídio doloso por acidente de trânsito – 00

Homicídio culposo de acidente de trânsito – 15

Homicídio culposo (outros) –  00

Tentativa de homicídio –  07

Lesão corporal seguida de morte.- 00

Lesão corporal dolosa  –  193

Lesão corporal culposa por acidentes de trânsito.- 92

Lesão corporal culposa (outras causas) – 02

Latrocínio.-. 00

Roubos – outros (exclui bancos, veículos e cargas).-. 98

Roubo a banco .-  00

Roubo carga .- 02

Roubo de veículo -. 49

Furto- outros (exclui veículos) .-    438

Furto de veículos .-    82

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.