Em meio a uma alta de casos de dengue – somente na semana passada foram 206 novas contaminações pela doença, a Prefeitura anunciou que daria início nesta quarta-feira, dia 13, a nebulização veicular, mais conhecida como “fumacê”, com o procedimento tendo continuidade até a próxima sexta-feira.

some text


Porém, a medida não foi concluída nem no primeiro dia devido a um problema técnico com os equipamentos que seriam utilizados. “Devido a problemas técnicos com a bomba do inseticida, a nebulização veicular prevista para hoje precisou ser interrompida. Todos os testes necessários haviam sido feito antecipadamente e o equipamento estava em pleno funcionamento, mas apresentou pane no início do trajeto”, descreveu o comunicado da prefeitura.

Ainda foi informado que a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica “está em busca de soluções rápidas” para retomar a aplicação nessa quinta-feira, dia 14, o que seria o segundo dia da ação de combate ao mosquito da dengue.

A medida foi autorizada pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado, sendo necessário cumprir um ciclo de três dias de aplicação no mesmo local para ter efeito. As ações serão realizadas nos bairros Cubatão, Vila Maria e Jardim Raquel (toda área abrangida entre a Rua Milico, Rua Conselheiro Laurindo, Rua Polônia e Rua do Cubatão), que são os locais que concentram o maior número de casos da doença. A nebulização está agendada para começar sempre às 17h30.

Cabe destacar que o inseticida, aplicado com o auxílio de um carro, mata apenas mosquitos adultos, por isso é importante que a população continue eliminando os criadouros. As orientações gerais durante o processo são: deixar as portas e janelas abertas durante a aplicação; crianças, idosos e pessoas alérgicas devem ficar protegidas em cômodos fechados; os animais de estimação devem ficar em local fechado; as roupas do varal devem ser retiradas; a água e comida dos animais devem ser recolhidas; os utensílios de cozinha, alimentos e filtros de água devem ser guardados; durante a aplicação do inseticida, as pessoas devem se manter dentro de suas residências e afastadas do nebulizador.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.