E lá se vão oito anos desde que a diretoria da APAE, à época, presidida pelo médico Newton Santana, imbuída na necessidade premente de melhorar o fluxo de caixa da entidade, anunciou a realização da primeira Festa do Cavalo, evento que contava com a simpatia de um universo grande de colaboradores aqui da cidade, todos aficionados do universo equestres. Acabou sendo um sucesso de público.
Com duas ausências no meio do caminho (2020 e 2021, por causa da pandemia) a inciativa chega neste ano à sua 6ª edição, prometendo uma série de atrativos que deverão levar ao Centro Agropecuário “Dona Carmen Ruete de Oliveira”, centenas de pessoas já a partir do dia 21 de abril, domingo, dia de Tiradentes, quando ocorre o “esquenta” da festa propriamente dita.
No dia 21 haverá uma cavalgada no período da manhã, com previsão da participação de centenas de cavaleiros e amazonas. Marcada para ter início às 10h00, do Centro Agropecuário, a cavalgada irá percorrer 24 ruas de diversos bairros e da área central, com retorno ao local de partida.
Queima do alho
A partir daí, entra em cena a ‘queima do alho’, evento que remete à tradição dos tropeiros – grupo de pessoas alinhado à lida com o gado – que criaram uma tradição culinária a partir dos rincões do país popularizando pratos como o feijão tropeiro, arroz carreteiro, arroz com frango entre tantas outras combinações ao feitio do gosto da maioria dos brasileiros.
Newton Santana adiantou que pelo menos cinco “comitivas” (grupo de voluntários que seu reúnem em uma causa comum) se comprometeram em preparar iguarias para serem servidas à vontade para as pessoas que adquirirem seus ingressos, ao valor de R$ 50,00 (bebida à parte), Outra atração será as participações do violeiro Campo Silva, de Jundiaí, e a dupla Evertton e Guilherme.
Segundo Santana, confirmaram presença comitivas de Andradas e Albertina, Minas Gerais, e pelo menos uma aqui de Itapira. Pelo menos cinco comitivas já garantiram participação. Destacou ainda que a organização conseguiu adesão de uma voluntária que irá oferecer sobremesa aos participantes.
Provas
No final de semana seguinte, já a partir da sexta-feira, dia 26, começam as provas equestres de team penning e tambor, que deve trazer a Itapira competidores de toda a região. Do lado de fora da arena, uma praça de alimentação de primeira, tudo com parte da renda destinada para a APAE.
As provas prosseguem no sábado, 27 e no domingo,28, sempre com atrações musicais ao vivo. Na sexta, 26, irá se apresentar o instrumentista e cantor Raphael Storari. No sábado, se apresentam Adryan e Adriel; Liz Symon e Jorge Delucca.
A entrada e o estacionamento não têm custo para o público. Só não pode levar bebida. Os organizadores prometem ainda uma atração diferenciada para o público infantil, a “fazendinha”, um espaço para exposição de “mini animais”, que deverá ser um dos destaques da programação elaborada.
Deixe seu comentário