O turismo de Itapira irá ganhar um upgrade com um grande investimento a partir do governo estadual. Com a assinatura do convênio do MIT (Município de Interesse Turístico) realizada ano passado, R$ 570 mil foram disponibilizados e serão aplicados, principalmente, na Rota 32, além de pontos variados da cidade.

some text


Conforme consta publicação no Diário Oficial, a empresa contratada para fornecimento de material e mão de obra para implantação de placas de sinalização informativa, interpretativa, tótens, portais e letreiros turísticos na Rota 32, nos caminhos rurais e em outras localidades e pontos turísticos foi a Lux Comunicação Visual Ltda. ME, pelo valor de R$ 650 mil. A diferença de valor deverá ser de contrapartida da Prefeitura.

Conforme o projeto consultado pelo Tribuna os equipamentos que serão instalados são dos mais variados tipos e, no caso de Itapira, acabam sendo novidades, já que a questão do município se transformar em “interesse turístico” é fato recente.

A Rota 32 é um circuito de 75 quilômetros que passa por locais que tiveram relevância na Revolução Constitucionalista de 1932. Ela irá receber o maior montante em investimento.

Serão instalados 50 “Marco de Distância” para rotas de pedestres, sendo instalados preferencialmente em estradas rurais ou nas áreas urbanas informando o sentido, a direção e a quilometragem percorrida da Rota 32. Com medidas de 1,40m x 70cm a estrutura é de concreto armado.

A rota também será identificada com “Totem Vertical”, com o objetivo de informar o turista que o trajeto passa pelo local, sendo um dispositivo de destaque pelos seus 6 metros de altura. Serão seis unidades deste tipo instaladas.

Outro dispositivo de grandes dimensões será o “Portal Turístico”, que irá identificar os caminhos rurais presentes na cidade. Será instalado, em sua maioria, em vias rurais informando que um determinado caminho passa pelo ponto. Ao todo, serão 25 portais, entre dois modelos, e dimensões de 7 metros de altura por quase 6 metros de largura.

Já de instalação específica na Rota 32, também terão 166 “Placas de Sinalização” espalhadas pelos 75 km do percurso, sendo instaladas a cada 5 km. As placas são do tipo “quilometragem” e “informativas” – que serão alocadas em pontos de relevância histórica para a revolução.

Fotografia

Itapira também estará recebendo dispositivos conhecidos nas cidades turísticas por virarem, de certa forma, cartões postais, pelo fato de serem instalados para proporcionarem um ponto dos visitantes tirarem fotografias.

Serão 13 letreiros turísticos em 3D com os dizeres “Eu amo Itapira”. Eles serão instalados em áreas urbanas em locais estratégicos como praças, parques e nas entradas da cidade. Terão duas versões: uma de dez metros de comprimento e outra com cinco metros.

Também serão instaladas seis estruturas “instagramáveis”, sendo estas estruturas no formato de janela alocadas em pontos estratégicos da zona urbana e rural. Com dimensões de 3,5 metros por 4,4 metros, será construída através de viga e pilares de madeira com a “janela” no centro.

Perspectiva Marco de Distância
Perspectiva Totem Vertical Rota 32
Perspectiva Letreiro Turístico
Perspectiva Estrutura Instagramável

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.