A questão da coleta de lixo em Itapira ainda vem gerando reclamações por parte da população. Um grupo de moradores de um condomínio na região dos Prados entrou em contato com o Tribuna para relatar uma situação bem desagradável e que já alcançou o seu limite.
A questão seria o mau cheiro constante causado pela presença dos caminhões de lixo da ESN Prestação de Serviços Guararapes Ltda. – EPP, empresa contratada pela Prefeitura há poucos meses, que chega até os apartamentos.
Os moradores, que solicitaram o anonimato, relataram que o fedor, principalmente durante os finais de semana, é insuportável, fazendo com que seja impossível abrir uma janela sequer de suas residências sem que o fedor tome conta dos cômodos. Eles disseram que chegaram a se mobilizar e tentaram uma resolução a partir da Prefeitura, mas que nada foi feito.
O mau cheiro dos veículos chega até os apartamentos devido ao fato de que a empresa está, desde que iniciou os trabalhos em Itapira na primeira quinzena de abril, instalada em um box localizado em um posto de combustível, cuja área onde os caminhões de lixo estão estacionando faz fundo com o condomínio, com os veículos ficando bem próximos das janelas (conforme foto enviada por um morador e que ilustra esta reportagem).
O ponto onde a ESN se instalou foi alvo, inclusive, de uma ação judicial que envolveu a empresa, a Prefeitura e o SIEMACO – sindicato que encabeçou as últimas paralisações da coleta. O local não é o adequado e a empresa chegou até a locar um box a mais para ser utilizado de centro de convivência dos colaboradores.
ESN
Assim como relatado em reportagens anteriores do Tribuna, a ESN sempre se queixou da dificuldade de encontrar um local ideal no município para que a empresa se instalasse e o ponto fosse compatível com as exigências.
Porém, conforme apurado pela reportagem após o contato dos moradores que reclamaram da situação do mau cheiro, a ESN confirmou que já locou um novo galpão, que já está efetuando a mudança e que nessa próxima segunda-feira, 29, ela já estará instalada em novo local.
A informação foi confirmada ao Tribuna pelo gestor da ESN em Itapira, Cristiano Lacerda. Ele informou que após muita procura, foi encontrada uma nova sede que atendesse aos objetivos da empresa, sendo esta localizada na Rua Santa Terezinha.
“O novo espaço irá permitir que os caminhões sejam guardados em local coberto e fechado. Será garantido um bom espaço de convivência para os colaboradores também. Nós já iniciamos a mudança, mas para levar os caminhões preciso concluir a transferência do escritório. Nessa próxima segunda-feira já estaremos lá”, disse Lacerda, informando ainda que até aquele momento nenhum morador do condomínio o havia contatado para reclamar da situação.
Deixe seu comentário