Foi publicado nessa sexta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital de licitação para a execução das obras de recuperação do trecho danificado do km 40, da SP- 147, estrada que liga Itapira ao Circuito das Águas Paulistas. O investimento da obra supera os R$ 3,5 milhões. Agora, o próximo passo é conhecer o nome da empresa vencedora da licitação, que deverá ser revelado dia 28 de novembro.

some text


“Contratação das obras e serviços de recuperação de galeria, recomposição de talude, recuperação de drenagem superficial e pavimento na SP-147, km 39+950, no município de Itapira – orçado em R$ 3.510.722,48”, descreveu o edital, cuja licitação está aberta no Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo (DER).

A confirmação da abertura de licitação chegou até o Tribuna através do Deputado Estadual Barros Munhoz, autoridade que se movimentou junto ao DER, solicitando obras no trecho, desde a matéria que denunciou a situação da galeria de águas fluviais que passa sob a rodovia (veja no decorrer desta reportagem). O parlamentar informou que “irá acompanhar diariamente o processo e trará o andamento de todas as etapas”.

Histórico

O trecho aguarda reparos desde a data de 28 de dezembro de 2022, momento em que ocorreu um deslizamento de terra após fortes chuvas gerando, inclusive, prejuízos com o passar do tempo na galeria de águas fluviais que passa sob a rodovia.

A situação da galeria foi piorando e o fato foi abordado em uma reportagem do Tribuna de Itapira em janeiro deste ano, após um dos anéis de sustentação da mesma ceder e chamar a atenção de moradores da região do Jardim Guarujá e José Tonolli.

A denúncia da situação crítica gerou uma intensa movimentação de autoridades estaduais que se deslocaram até o trecho após a publicação da matéria. O local, inclusive, chegou a receber intervenções em fevereiro deste ano, com o anel de sustentação danificado sendo retirado e iniciado estudos topográficos e geotécnicos em toda a área.

Trecho está interditado desde 2022

Leave a Reply

Your email address will not be published.