O Projeto Meu 1º emprego foi lançado pela prefeitura na quinta-feira, dia 29. A iniciativa visa facilitar e auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. O Prefeito Toninho Bellini, os empresários Ana Cristina Alves e Wagner Luiz Silva da WLS Pneumáticos & Moto-Partes, e a diretoria das entidades AIPA/Guarda Mirim e Jovem em Ação assinaram um termo de parceria para o projeto.

some text


“Esse é um importante compromisso de campanha que hoje começa a ser executado. Nós sabemos de como esse ingresso no mercado de trabalho é importante e, ao mesmo tempo, difícil para o jovem. Sempre tivemos essa preocupação e ficamos imensamente felizes por poder contar com a WLS, que está em franca expansão em nossa cidade, para esse início de projeto”, afirmou o Prefeito Toninho Bellini.

Pela AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente) estiveram presentes o diretor-presidente Salvador José Bachin e a administradora Márcia Regina Martins dos Santos. Pelo Jovem em Ação participaram o Diretor Luiz Alberto Vicente Nogueira Lamari e Eliseia Stringuetti Lamari. Também participou do ato o Secretário de Desenvolvimento Econômico Noé Massari.

A pandemia agravou a questão do desemprego no Brasil. Com a crise econômica, diversas empresas e comércios fecharam suas portas. Com esse panorama, jovens que ainda não possuem experiência no mercado de trabalho sentem ainda mais dificuldade de almejar uma vaga pela grande concorrência do momento. Em famílias mais humildes, a necessidade de auxiliar a renda de casa se torna ainda mais necessário.

O ingresso do jovem brasileiro no mercado de trabalho formal está acontecendo cada vez mais tarde. Uma das consequências dessa entrada tardia na formalidade, é a demora que o trabalhador terá para atingir os requisitos para a aposentadoria, principalmente com as novas regras aprovadas pela reforma da previdência.

Durante o lançamento do projeto, Wagner Luiz Silva exaltou a importância do ato para o município e também para as próprias empresas. Ele explicou a política da WLS, que valoriza o jovem aprendiz e seu potencial de crescimento profissional que impacta diretamente no desenvolvimento da empresa. “Essa construção do profissional é importante não apenas para o jovem, mas também para a empresa. O empreendedor que enxerga esse projeto dessa forma com certeza terá muitos benefícios com uma equipe capacitada e envolvida no negócio”, afirmou.

A ampliação do Projeto Meu 1° Emprego já está em discussão com a equipe técnica para que outras empresas também possam aderir. “Estamos estudando possibilidades para que empresários de todos os portes possam ingressar nesse projeto e, assim, ampliar essa oferta de trabalho para nossos jovens”, comentou o prefeito Toninho Bellini. Todos os trâmites de contratação dos jovens serão conduzidos pelas entidades parcerias do projeto.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.