A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo promoveu uma audiência pública na manhã de sexta-feira, 27, em Mogi Guaçu, em que debateu a criação do Agrupamento Urbano da Mogiana. O encontro no Centro Cultural da vizinha cidade reuniu representantes dos municípios da região e teve a participação por videoconferência do vice-governador Rodrigo Garcia.
Itapira foi representada pelo vice-prefeito Mário da Fonseca. A mobilização, de forma prática, busca a constituição de uma nova região administrativa em âmbito estadual, que englobará Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi. A audiência apresentou duas propostas. A primeira concebe a criação do Agrupamento Urbano da Mogiana, formada por Estiva, Itapira, Guaçu e Mogi Mirim – juntos, esses municípios somam 321.343 habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 14,72 bilhões. A segunda propôs a unificação do agrupamento mogiano à região de São João da Boa Vista para então ser criado o Agrupamento Urbano da Mantiqueira.
Desta forma o Mantiqueira seria composto pelos municípios de Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itobi, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul. O PIB desse agrupamento seria de R$ 26 bilhões e população estimada em 720.780 mil.
Deixe seu comentário