Integrantes do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) se reuniram de forma presencial no dia 22, em uma área ao ar livre no interior do Parque Juca Mulato, para a nona plenária ordinária do ano. Entre os assuntos enfocados, destaque para a celebração dos 12 anos de atividades ininterruptas do órgão municipal.
O encontro obedeceu todas as regras estabelecidas para evitar a propagação da Covid-19. O Comdema foi criado em 9 de setembro de 2009, data da reestruturação do órgão pela lei 4.491. “São 12 anos de funcionamento com grandes conquistas para o município de Itapira no que diz respeito às ações ambientais”, destacou o presidente do conselho e biólogo da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Anderson Martelli.
O Comdema é um órgão consultivo e deliberativo, integrado por 20 entidades. “Muitos municípios da região pedem informações sobre o funcionamento e legislações pertinentes ao Comdema, que serve de modelo para diversas cidades”, lembrou Martelli. O conselho manteve ininterruptas as plenárias mesmo no período de pandemia, cumprindo com os objetivos de promover cidadania, democracia e convívio entre os interesses dos diferentes setores da sociedade em prol de um meio ambiente equilibrado.
Além disso, o Comdema incentiva a criação de políticas públicas municipais de conservação ambiental e a ampliação e melhoria na gestão de áreas protegidas, entre muitos outros benefícios. Martelli faz questão de destacar a importância do trabalho desempenhado pelos atuais conselheiros e antecessores na organização e funcionamento do órgão municipal.
Deixe seu comentário