As inscrições no curso preparatório de adolescentes para o mercado de trabalho oferecido gratuitamente pela Aipa (Associação Itapirense de Preparo ao Adolescente) – Guarda Mirim foram prorrogadas até dia 7 de janeiro. O programa é voltado para jovens com idade mínima de 16 anos e inicialmente o procedimento terminaria quinta-feira, 30, mas acabou postergado.
O interessado deve obrigatoriamente agendar um horário para apresentar toda documentação presencialmente na sede da entidade, localizada à rua Firmino Vieira da Silva Campos, 155, no Jardim Bela Vista. Até quarta-feira, 29, a direção da instituição havia contabilizado 120 inscrições. O contato deve ser feito pelos telefones (19) 99381.5955 (WhatsApp) ou 3863.1944.
Os adolescentes precisam providenciar cópias do RG e CPF (Cadastro de Pessoa Física); cópia do comprovante de residência; uma foto 3×4; declaração de matrícula do ensino médio ou cópia do histórico escolar de conclusão do ensino médio; carteira de trabalho; cópia da carteira vacinação contra Covid-19; currículo profissional atualizado; e, caso seja menor de 18 anos, cópias do RG e CPF do responsável.
O curso tem por objetivo preparar o adolescente para ingressar no mercado de trabalho. Os alunos recebem instruções sobre informática, matemática, como se comportar durante uma entrevista de emprego, entre ouras situações. O programa tem duração de quatro meses e as aulas ocorrerão de forma presencial em 2022.
“Os candidatos vão passar por uma avaliação a distância até o final de janeiro, para conhecê-los melhor. A intenção é começar o curso na sede da entidade no final de janeiro, de forma presencial. Estamos estipulando 120 vagas, mas dependendo da quantidade poderemos nos adaptar para aproveitar mais participantes”, comentou o instrutor e assessor de imprensa da Aipa, Ramon Vilela Sartorelli.
Atualmente a instituição conta com aproximadamente 300 jovens. A maioria, perto de 180, está empregada e faz acompanhamento obrigatório de forma online, o que deve ser alterado em janeiro. “Também será retomado o grupo de fortalecimento de vínculos, que é um trabalho voltado para outros objetivos, para as questões familiares”, relatou.
A Aipa é uma organização não-governamental que prepara jovens para o mercado de trabalho, identificando demandas de vagas e encaminhando para entrevistas de emprego. Após a contratação, os adolescentes ainda continuam frequentando a associação para acompanhamento e cursos de aprimoramento.
Deixe seu comentário