Os alunos do último ano do curso de Farmácia do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) estão realizando atendimentos à população desde o último dia 8 na unidade localizada na Avenida Rio Branco. O Consultório Farmacêutico tem o objetivo de tirar dúvidas e realizar orientações a respeito do uso de medicamentos em tratamentos, além da medição dos sinais vitais como pressão arterial, glicemia e peso corporal.
Segundo a Farmacêutica e coordenadora do curso no Uniesi, Aline Gravinez Perissinato, após o aumento da demanda de atendimentos farmacêuticos durante a pandemia, o Ministério da Saúde e o MEC (Ministério da Educação) viram a importância da profissão em uma equipe de saúde, abrindo nos cursos de Farmácia o consultório. “É um local onde a população pode tirar suas dúvidas em relação à medicamentos, sendo orientados sobre uso, armazenamento e dosagem correta. Queremos melhorar a qualidade de vida do paciente”, disse a coordenadora.
Segundo a Farmacêutica, são realizadas entrevistas com as pessoas que se dirigem até o local, onde é verificado o histórico de saúde, se possui reação alérgica à medicamentos e os mesmos que estão sendo utilizados. Os alunos passam por um treinamento para realizar os atendimentos e auxiliam as pessoas com orientações gerais sobre o uso e armazenamento dos remédios, o que ajuda no tratamento da doença. “O acompanhamento fármaco terapêutico é muito importante para verificar se a medicação está tendo resultado positivo ou se está acarretando alguma reação adversa. Muitas pessoas guardam os medicamentos em locais inapropriados e suspendem o uso antes de terminar o tratamento”, explicou.
O consultório está aberto para a população todas as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h00. Ele está localizado na Avenida Rio Branco, 99, e é necessário que as pessoas levem os medicamentos que estão tomando assim como as orientações de uso. O Consultório Farmacêutico segue o ano letivo, realizando os atendimentos até o final de junho e retornando em agosto.
Deixe seu comentário