A programação da Semana Santa chega ao seu final com a maior celebração do Cristianismo nesse domingo de páscoa, rememorando a ressurreição de Jesus, após sua crucificação na sexta-feira. Depois de dois anos, devido a pandemia da Covid-19, os católicos retomam em 2022 a tradicional missa campal celebrada na matriz de Nossa Senhora da Penha, localizada na Praça Bernardino de Campos, região central, com a presença de fiéis de todas as paróquias da cidade. O evento está marcado para o domingo,17, no começo da manhã, a partir das 6h00.
Antes, haverá duas procissões, ocorrendo ao mesmo tempo, para a chegada de todos na Praça Bernardino de Campos. A partir das 5h00 acontece a procissão saindo do Cemitério da Saudade com o Senhor Ressuscitado envolvendo as Paróquias de: São Benedito; Nossa Senhora da Penha; e Santa Rita de Cássia. Às 05h30 outra procissão sai da Matriz de Santo Antônio com a imagem de Nossa Senhora da Glória contando com participação dos fiéis das paróquias de Santo Antônio, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida dos Prados e Santa Josefina Bakhita.
Esse evento reunindo centenas de fiéis na Praça Bernardino de Campos aconteceu pela última vez em 2019. Em 2020 e 2021, devido a pandemia da Covid-19 e as medidas sanitárias para evitar aglomerações, o ato de fé dos católicos teve de acontecer de forma remota ou mesmo em pequenas reuniões nas igrejas.
A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), explica que o domingo da ressurreição é o dia santo mais importante da religião cristã. “Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança”, explica material disponível no site da organização.
Além da missa campal logo no começo desse domingo, as paróquias realizam atividades ao longo do dia, tanto em suas matrizes, quanto nas comunidades.
Programação das paróquias
PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO
21/04 – Domingo
05h0 – Procissão da ressurreição saindo do cemitério da Saudade para a Matriz Nossa Senhora da Penha
06h00 – Solenidade da Ressurreição na Praça da Matriz Nossa Senhora da Penha
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA
17/04 – Domingo
05h00 – Procissão saindo do Cemitério da Saudade com o senhor Ressuscitado: Paróquias São Benedito, Nossa Senhora da Penha, Santa Rita de Cássia
05h30 – Procissão saindo da Matriz de Santo Antônio com a imagem de Nossa Senhora da Glória e participação das paróquias de Santo Antônio, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida dos Prados e Santa Josefina Bakhita.
06h00 – Missa Solene da Ressureição do Senhor
19h00 – Missa Solene de Páscoa na Matriz.
PARÓQUIA DE SÃO JUDAS TADEU
17/04 – Domingo
05h30 – saída da Procissão da Matriz de Santo Antônio para o encontro na Matriz Nossa Senhora da Penha e Santa Missa de Páscoa.
18h00 – Missa de Páscoa.
PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA
17/04 – Domingo
05h00 – Procissão saindo do Cemitério da Saudade até a Matriz Nossa Senhora da Penha, seguida de Missa.
17h00 – Missa na Comunidade Santa Ifigênia.
PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
17/04 – Domingo
05h30 – Saída da Procissão do Senhor Ressuscitado, da Matriz Santo Antônio, até a Matriz Nossa Senhora da Penha;
06h00 – Missa da Ressurreição, na Matriz Nossa Senhora da Penha
09h00 – Missa de Páscoa na Matriz de Santo Antônio
19h00 – Missa de Páscoa na Matriz de Santo Antônio
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA DOS PRADOS
17/04 – Domingo
05h30 – Procissão da ressurreição saindo da Matriz de Santo Antônio para a Matriz Nossa Senhora da Penha
06h00 – Solenidade da Ressurreição na Praça da Matriz Nossa Senhora da Penha
10h00 – Missa de Páscoa na Comunidade de São José Operário
19h00 – Missa de Páscoa na Matriz Nossa Senhora Aparecida
PARÓQUIA DE SANTA JOSEFINA BAKHITA
17/04 – Domingo
05h00 – Procissão da ressurreição com saída da Matriz de Santo Antônio
06h00 – Missa da Ressurreição na Matriz de Nossa Senhora da Penha
10h00 – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida na Ponte Nova
16h00 Missa na Comunidade de Sant’Ana e São benedito em Eleutério
17h30 – Missão na Comunidade de São José em Barão
19h00 – Missa na Matriz
Deixe seu comentário