O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deu início na última terça-feira, dia 4, ao projeto denominado “SAMU na Escola” em Itapira. O objetivo da corporação é levar informação e conhecimento a respeito de segurança para os alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal.
A primeira escola que recebeu os profissionais foi a João Simões e, segundo o Coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Regional da Baixa Mogiana, Fabiano José de Freitas, a utilização de um material didático e linguagem específica facilita que as crianças absorvam as orientações.
“Comunicamos na linguagem das crianças e utilizando um material didático de fácil entendimento. Nós orientamos sobre como o SAMU funciona e as formas de acionar o serviço de emergência, assim como se comportar em situações no caso de algum acidente, como engasto e queda. Alertamos também para os riscos de acidentes domésticos, que é importante não ficar na cozinha enquanto os pais estão preparando comida para evitar queimaduras. Cidadania no trânsito também é um tema abordado”, comentou Freitas.
A expetativa é que 30 a 35 escolas sejam visitadas com cerca de 1.000 crianças ouvindo a palestra dos profissionais. A ampliação do projeto, para também atender alunos das Pré-escolas também é um dos objetivos da corporação.
Deixe seu comentário