A Guarda Civil Municipal de Itapira está prestes a ter o seu maior efetivo da história com um novo Curso de Formação que está para ter início. Será feito o chamamento de mais 25 aprovados na prova teórica e prática do concurso público realizado no final de 2021, sendo 20 homens e cinco mulheres. A informação foi confirmada à reportagem do Tribuna de Itapira pelo Secretário de Defesa Social, Sandro César Oliveira Almeida, que hoje também ocupa a posição de Secretário de Governo.
Os processos referentes ao concurso público, que obteve mais de 1.300 inscrições, foram concluídos em janeiro de 2022, após prova teórica, prática e investigação social. Os 25 candidatos que serão chamados foram aprovados nas duas primeiras etapas, restando agora o Formulário de Avaliação da Idoneidade Moral. “Todos terão que passar pelo psicólogo e investigação social para poderem ser aceitos no Curso de Formação” comentou Almeida.
Uma data exata do início do Curso de Formação ainda não foi definida, em vista dos processos burocráticos e de avaliação que devem ser cumpridos, assim como a organização da própria realização do que também é chamado de “Escola de Formação”. Segundo informado pelo Secretário, a previsão da conclusão do curso seria janeiro de 2024, quanto todos os novos agentes estariam preparados para ingressar de forma efetiva na corporação.
CRESCIMENTO
Se tudo ocorrer conforme a atual administração pública vem projetando, o crescimento da Guarda Municipal desde 2020 pode alcançar os 70% se chegar aos 120 agentes. No início desta gestão, o efetivo da corporação era de 71 guardas e, após concurso e conclusão do Curso de Formação ano passado, 24 novos agentes foram incorporados, um aumento de 35% na época para a corporação, chegando aos atuais 95 GCMs.
A GCM atua no município como força auxiliar da polícia e sua ampliação, realizada em outubro de 2022 com a formatura dos 24 novos agentes, foi muito comemorada pela população e autoridades. Após a pandemia, infelizmente, houve uma escalada da violência na cidade e em toda a região, principalmente em relação a furtos e roubos. As expectativas com relação ao aumento do efetivo ficam por conta de um maior patrulhamento ostensivo pelas regiões da cidade e maior capacidade de ação durante ocorrências, melhorando assim os padrões de segurança no município.
Cabe ressaltar também a atual preocupação com as escolas. Durante a última semana, especificamente no dia 20, o efetivo da GCM foi dobrado na cidade em vista de possíveis ataques nas escolas. Depois dos graves acontecimentos no país, o setor da educação sempre irá receber uma atenção especial e o aumento do número de agentes tende a colaborar com a segurança escolar, já que a chamada Ronda Escolar já é realizada pela GCM, claro que com uma equipe que passou por treinamento específico.
CURSO
Quando teve início no final de maio de 2022, a turma do Curso de Formação para os novos agentes foi considerada a maior desde 2005. Se as expectativas dos 25 novos GCMs for confirmada, o treinamento responsável por preparar os futuros guardas terá um novo recorde aqui na cidade.
O curso é sempre realizado seguindo a matriz do Ministério da Justiça, sendo abordados parte operacional e legislação e temas como abuso de autoridade, ética, estatuto da criança e adolescente e violência doméstica. No ano passado, o treinamento incorporou 800 horas de curso, das quais 160 horas foram específicas sobre armamentos e tiro.
Foram cerca de cinco meses para a conclusão do curso no ano passado. Levando em consideração os moldes realizados e a expectativa da formatura para janeiro de 2024, o novo Curso de formação deverá ter início no mais tardar no começo de setembro deste ano.
Apesar de seguir os padrões do Ministério da Justiça, esse novo Curso de Formação muito provavelmente irá abordar temas mais atuais, em vista que o crime cresce e evolui no seu modus operandi, tudo para tornar os agentes mais capacitados para atuarem na cidade.
Deixe seu comentário