Está agendada para acontecer no próximo dia 6 de agosto (domingo), no distrito de Martim Francisco, em Mogi Mirim, a inauguração de um novo trecho da rota turística Caminho Pro Interior, que abrange 20 municípios e 4 distritos localizados no entorno do Circuito das Águas paulista e Sul de Minas, tendo como principal referência a Serra da Matinqueira.
A cerimônia, organizada pelas Secretaria de Esportes e Cultura e Turismo, da vizinha cidade, deverá contar com a presença de autoridades também aqui de Itapira. “Expedimos convites para as diversas autoridades itapirenses, que são nossas parceiras na introdução e revitalização deste trecho”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Mogi Mirim, Luiz Henrique Dalbo.
A intervenção em Mogi Mirim, basicamente, recebeu investimentos públicos na forma de emenda impositiva destinada pelo vereador João Victor Gasparini para a aquisição de placas de sinalização e indicativas espalhadas por todo o trajeto, além da manutenção e limpeza do trecho que possui extensão total em torno de 20 quilômetro, até Itapira, pelo sentido bairro do Brumado.
Será promovido um passeio de bicicleta, com distribuição de medalha comemorativa, para as 300 primeiras inscrições. Serão dois trajetos, um mais curto, de 20 km para os “iniciantes” e um mais puxado, de 40 km, para os mais bem preparados. Inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/GyBviLNt8GPuyFkc6.
Silvana Ismael Guarizzo, uma das pessoas à frente do projeto Caminhos Pro Interior (gestado na vizinha Amparo), informou que a ONG costuma cobrar este tipo de providência- limpeza, manutenção e instalação de placas – das cidades participantes. Segundo ela, ajuda a criar uma identidade junto à população, com a ideia de popularizar as rotas rurais, proporcionando uma prática saudável de passeios que podem ser feitos a pé, de bicicleta, tração animal e até por veículos motorizados, que segundo ela, exploram aspectos lúdicos e econômicos destes destinos. “Uma forma, inclusive, de fortalecer a atividade econômica destas localidades, melhorar as condições de vida das pessoas que nela residem”, defendeu.
Silvana revelou que a direção do projeto Caminhos Pro Interior tem mantido tratativas com as autoridades de Itapira, para instalação do marco que sela a participação de cada um dos 20 municípios que integram essa confraria de fomento ao turismo rural. O marco zero, será instalado na região central do município, junto à Igreja de Nossa Senhora da Penha.
Deixe seu comentário