A Secretaria de Cultura e Turismo do município programou para a manhã deste domingo, dia 29, a inauguração do trecho local da rota ciclística “Caminhos Pro Interior”, iniciativa nascida em Amparo há dois anos e que se transformou em um roteiro turístico que hoje envolve 20 municípios, cinco distritos, perfazendo um trajeto de pouco mais de 500 quilômetros para serem percorridos, preferencialmente, de bicicleta.

some text


Segundo Ezequiel Barel Filho, diretor da Secretaria de Cultura e Turismo, Itapira vem se instrumentalizando para ser um membro efetivo já há bastante tempo, mantendo contato permanente com a gestão do programa e com autoridades de cidades vizinhas, como é o caso de Mogi Mirim, também envolvida no projeto.

Uma das exigências é o trabalho de sinalização dos trechos selecionados e sua manutenção permanente. Barel Filho disse que todo o trabalho de sinalização no trecho de Itapira – que segue em direção a Santo Antônio da Posse e a partir daí até Amparo – já foi toda ela instalada. “São placas cujo diferencial é a cor alaranjada. Estão espalhadas por todo o trajeto”, observou. O “marco inicial” fica junto à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, com a designação: Km 454,8.

Na verdade, conforme detalhou Barel Filho, a Igreja Matriz é o ponto de chegada de quem vem do trajeto de Mogi Mirim (inaugurado oficialmente no dia 6 de agosto) e indica a direção do bairro dos Pinheiros e Cercado Grande até Santo Antônio da Posse, na Fazenda São José, divisa com o município.

Passeio

Será esse o trajeto o qual os organizadores pretendem mobilizar centenas de ciclistas na inauguração da rota neste domingo. O passeio terá apoio da Associação Itapirense de Ciclistas (AIC). “Único problema que pode afetar a participação das pessoas é se o tempo virar para chuva. Caso isso não ocorra, tenho certeza de que contaremos com a participação de um público entusiasmado”, acredita o atual diretor. Ainda segundo Barel Filho, a recepção programada para o final do passeio (cerca de 22 quilômetros após a saída) deverá contar com participação do núcleo diretor do projeto Caminhos Pro – Interior. A concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha, será às 7h00.

Cadeira Acessível

O TRIBUNA apurou ainda que a Secretaria de Cultura e Turismo pretende fazer durante o passeio deste domingo, o anúncio da disponibilização para pessoas interessadas das chamadas “Julietti”, equipamento desenvolvido para que pessoas com limitação de movimentos possam participar deste tipo de atividade. Segundo Ezequiel Barel Filho, o município adquiriu, com apoio do governo federal, seis cadeiras. “Vamos fazer a divulgação da existência do equipamento e regulamentar seu uso”, comunicou.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.