A Prefeitura decidiu por adiar a entrega do Centro de Hemodiálise que irá funcionar junto ao hospital municipal, no chamado “quarteirão da saúde”. A primeira previsão era de que o novo equipamento seria inaugurado no mês de outubro, cuja cerimônia seria a cereja do bolo na festa dos 204 anos de Itapira.
Atraso na entrega de equipamentos adquiridos via concorrência, acabaram não permitindo tal ação. O Prefeito Toninho Bellini voltou a falar em inauguração durante uma cerimônia realizada em Jaguariúna no dia 25 de novembro, quando Itapira foi referendada como uma das cidades que passam a integrar a Região Metropolitana de Campinas, cerimônia da qual participou o Ministro das Relações Institucionais, Ricardo Padilha.
Na ocasião, ao lado da prefeita de Estiva Gerbi, Claudia Botellho, ele disse que a inauguração iria ocorrer nessa próxima sexta-feira, dia 15. “Pude anunciar, nesta manhã (dia 25/11), durante a reunião do Conselho da RMC, com a presença do ministro @padilhando, a data oficial da inauguração do nosso Centro de Hemodiálise, que atenderá pacientes que já estão em tratamento, mas precisam se deslocar para outros municípios”, colocou Bellini em suas redes sociais.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o motivo da reprogramação da data inaugural guarda relação com a impossibilidade do comparecimento na referida data de algumas das autoridades de alto escalão do governo estadual convidadas por Toninho Bellini e cujas presenças ele faz questão de contar. Por esse motivo o atual prefeito preferiu examinar um momento mais adequado, onde possa receber as diversas autoridades em nível estadual, além de colegas das cidades vizinhas.
Desde o primeiro instante, quando decidiu tocar o projeto adiante – uma das principais promessas de campanha durante a disputa eleitoral de 2020 – Bellini tem trabalhado para que o governo paulista garanta em um primeiro momento o custeio do atendimento dos pacientes, enquanto realiza tratativas junto ao Ministério da Saúde para que o governo federal assuma estes encargos de forma permanente.
Documentação
A reportagem do Tribuna de Itapira fez uma “visita” ao Centro de Hemodiálise na tarde de ontem. Por lá, foi visualizado dezenas de equipamentos sendo retirados das embalagens e alocados nas dependências.
Além disso, uma fonte ouvida exemplificou que uma parte da documentação do Centro ainda estaria por ser finalizada, inclusive com uma reunião com médico responsável seria realizada nesta terça, dia 12, na Prefeitura, para acertar a papelada que será, posteriormente, encaminhada ao governo do estado.
Ainda conforme apurado, o objetivo da administração é iniciar os trabalhos com tudo “redondo” para não haver problemas na fase operacional do Centro de Hemodiálise. Alguns profissionais que irão atuar no local ainda estariam em fase de contratação.
Fotos Paulo Bellini/Tribuna
Deixe seu comentário