A Guarda Civil municipal de Itapira confirmou para o próximo dia 16 a formatura dos novos agentes que se dedicaram em mais um Curso de Formação. A cerimônia está marcada para às 18h30 no Ginásio Santo Breda – no Centro de Esportes e Lazer “Hideraldo Luiz Bellini”. Deverão estar presentes autoridades de segurança de Itapira e região, políticas e também os familiares dos 27 formandos, sendo 26 para a GCM de Itapira e uma para a de Lindóia (uma pessoa desistiu durante o curso).

some text


Pode-se dizer que este curso é histórico: foi o primeiro realizado quase que integralmente em Itapira (apenas a prática de tiro que foi em Espírito Santo do Pinhal); é a maior turma dentre todos os Cursos de Formação da GCM local; após a formatura a corporação de Itapira terá o maior efetivo de sua história.

“Na história da Guarda Civil municipal será a primeira vez que teremos um contingente tão grande. Estão ocorrendo aposentadorias e algumas outras estão previstas para os próximos meses. Com a formatura vamos ficar com 116 agentes”, comentou a Comandante da GCM, Patrícia Zacariotto.

O curso teve 800 horas, sendo 110 de armamentos e tiro. Recentemente os novos agentes realizaram treinamento de direção e abordagem. O último processo que já está em prática é o patrulhamento durante os festejos do carnaval, que no caso das festas populares seguem até essa terça-feira, principalmente, no Parque Juca Mulato.

“Após a formatura os novos agentes serão integrados às equipes, sendo mesclados com os mais experientes durante os turnos”. A expectativa é de um aumento do patrulhamento ostensivo e também da taxa resposta em ocorrências.

O crescimento da Guarda Municipal desde 2020 irá superar os 60%. No início da gestão de Toninho Bellini o efetivo da corporação era de 71 guardas. Com o Curso de Formação realizado em 2022 o efetivo chegou em 95. Agora, mesmos com as aposentadorias previstas, a GCM deverá permanecer com 115 agentes até o final do primeiro semestre de 2024.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.